terça-feira, 1 de maio de 2012

Investigando a liberdade


Você se considera uma pessoa plenamente livre? Estar lendo esse texto agora foi uma decisão que você tomou livremente? Continuar ou deixar de lê-lo depende exclusivamente da sua vontade? E, quando estamos diante de situações em que não temos nenhuma escolha, ainda assim somos livres?
Será que nossa liberdade é limitada? O que limita a liberdade humana? Pense um pouco sobre isso.
Voe já parou para pensar na existência de uma liberdade zero? Será que existe liberdade zero? Na verdade, por mais escravizada que se ache uma pessoa, ela sempre tem o poder de alguma escolha. O que você pensa sobre isso?
Da mesma forma que não existe liberdade zero, também não existe liberdade infinita, pois não temos o poder de escolha sobre tudo. Existem coisas que não temos o poder de determinar, coisas sobre as quais não nos cabe escolha, como, por exemplo, os nossos pais, o lugar em que nascemos, a época em que vivemos, a cor da nossa pele, nascer e morrer, ser rico ou ser pobre, etc.
Todas essas coisas não são determinadas por nós. São coisas que independem da nossa vontade. Ora, como seria maravilhoso o mundo se cada um de nós tivesse o poder para escolher o nosso próprio destino, não é mesmo?

Exercício
1) Em sua opinião, existe liberdade plena? Justifique sua resposta.
2) Quando estamos diante de uma situação em que não temos opção de escolha, nossa liberdade acaba? Justifique sua resposta.
3) Se não temos poder de escolha sobre tudo, então não podemos nos considerar livre? Justifique sua resposta.
4) Liberdade é fazer tudo o que queremos sem se importar com as normas e regras sociais? Por que responde assim?




Nenhum comentário:

Postar um comentário